quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

PDT formaliza chapa de consenso para convenção estadual







A cinco dias da convenção regional, o atual presidente do PDT, Romildo Bolzan Jr., selou na tarde desta segunda-feira (31) o acordo pela unidade partidária, evitando a disputa interna. Os dois grupos chegaram a registrar as chapas, conforme determinam as regras da eleição, mas logo em seguida finalizaram os acertos que vinham sendo conduzidos desde a semana passada, concretizando a indicação de 10 cargos da Executiva pelo atual presidente e seis cargos pelo grupo liderado por Afonso Motta. Os cargos do Diretório estadual serão preenchidos em comum acordo pelos dois grupos políticos.

A chapa de consenso será homologada no sábado (5), a partir das 9h, na sede regional do PDT em Porto Alegre (rua Fèlix da Cunha, 311). Conforme o acerto, Romildo continua na presidência do PDT, tendo o ex-deputado Pompeo de Mattos como 1º. Vice-presidente; o suplente de deputado, Afonso Motta, como 2º. Vice-presidente; e o deputado Giovani Cherini como 3º. Vice-presidente. A deputada Juliana Brizola ocupará a secretaria-geral, sendo que os dois cargos de vogais serão indicados pela oposição, assim como a presidência da Fundação Alberto Pasqualini. Também são cargos da executiva os dois líderes na Assembleia Legislativa, da bancada e partidário. Os demais nomes da Executiva ainda não foram preenchidos.

Maturidade do PDT

Depois de aclamada a decisão, o presidente do PDT, Romildo Bolzan Jr., afirmou que “a partir de agora o partido tem um fórum político apropriado que é a executiva estadual e o diretório, que vai saber encaminhar os debates e será o nosso espaço de debate”. Disse, ainda, que as questões apontadas pelo partido devem ser encaminhadas para as conclusões do Congresso Nacional do PDT, que em abril estará finalizando as teses que começaram a ser discutidas aqui em Porto Alegre, em agosto. Segundo Bolzan, a eleição direta não é uma tese para ser politizada, mas deve ser debatida como proposta da bancada gaúcha. “Este é um momento rico de nosso partido, que chegamos através do desprendimento de todos para potencializar a nossa sigla”, destacou. Ao agradecer o empenho de todos pela unidade, salientou que “desta forma estamos construindo a maturidade do nosso partido”.

Ao se manifestar, Afonso Motta adiantou que o processo serviu para amadurecer o partido e que a intenção é dinamizar os debates internos, tornando o PDT um partido propositivo no cenário gaúcho, tendo em vista a rica história política da sigla. Destacou o empenho do líder da bancada do PDT, deputado Gerson BUrmann, que durante todo o debate se manteve firme no sentido de garantir o consenso e a unidade partidária. “Burmann representa o grupo de companheiros que se mobilizou inteiramente pelo consenso”, resumiu Motta. Ao se manifestar, o deputado Gerson Burmann confessou que sofreu forte pressão dos dois lados, ouvindo até desaforos, “mas o fundamental é que o PDT está saindo fortalecido para as eleições de 2012, priorizando a eleição de Porto Alegre e de Caxias do Sul, o crescimento da sigla e contribuindo com ideias e sugestões para fortalecer a nossa militância”. Também foi fundamental para a concretização do consenso a atitude do deputado Gilmar Sossella, que embora indicado para a secretaria-geral, desistiu do cargo em favor da unidade partidária, lembrou Burmann, que contou com a colaboração de toda a bancada no legislativo.

O deputado Giovani Cherini reafirmou que a discussão sobre eleição direta ganhará novos contornos dentro da executiva. E o ex-deputado Pompeo de Mattos assegurou que esse tema será levado para discussão na executiva nacional.

O acordo entre as duas partes foi presenciado por membros da atual executiva e apoiadores dos dois grupos políticos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário