quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Eleito, Genro diz estar disposto a dialogar com a oposição


Eleito, Genro diz estar disposto a dialogar com a oposição

O candidato do PT ao governo do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, venceu a disputa pelo cargo no primeiro turno, com 54,35% dos votos válidos, e realizou uma conquista histórica. Nunca, desde a Constituição de 1988, uma eleição para o governo no Estado se encerrou no primeiro turno.

A disputa, que começou acirrada entre o PT e o PMDB, terminou antecipadamente para o segundo. O ex-prefeito de Porto Alegre José Fogaça (PMDB) ficou com 24,74% dos votos válidos, seguido da atual governadora, Yeda Crusius (PSDB), com 18,4%.

Quando a apuração estava em 70%, o clima no comitê central da campanha de Fogaça, na avenida Farrapos, zona norte de Porto Alegre, já era de desânimo. A assessoria havia informado que o candidato, que estava em casa, se dirigiria para o comitê até as 18h30. Depois, porém, foi anunciado que Fogaça só faria sua manifestação após o término da apuração, em mais um indicativo de que o PMDB tinha pouca esperança. Enquanto isso, no bairro Cidade Baixa, reduto histórico de manifestações petistas, militantes já começavam a comemorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário